Realidade aumentada e virtual na medicina diagnóstica
A incorporação da realidade aumentada na medicina diagnóstica é uma das maiores tendências na área da saúde e representa um avanço significativo em direção a diagnósticos mais precisos. Com essa tecnologia, exames de imagem se tornam mais claros, tanto para a interpretação do médico quanto para a compreensão do paciente. Aqui, você descobre mais sobre sua incorporação.
Antes de detalharmos os avanços possibilitados pelas realidades aumentada e virtual, é preciso compreender suas diferenças.
A realidade virtual é uma experiência que transporta o usuário para um ambiente digital utilizando dispositivos, como óculos ou capacetes próprios para o uso da tecnologia.
Já a realidade aumentada adiciona elementos digitais ao seu ambiente real, através de dispositivos como tablets, smartphones ou óculos especiais, sobrepondo informações.
Agora que você já conhece as distinções, vamos entender melhor como estas duas tecnologias estão revolucionando a área da saúde?
Com a realidade aumentada, a visualização e compreensão de resultados de exames de imagem se tornam mais claras, pois é possível realçar regiões de interesse, sobrepondo informações adicionais diretamente na imagem gerada para uma visualização mais eficiente das patologias.
Traduzir informações complexas em uma visualização mais acessível também facilita a compreensão do resultado por parte do paciente.
Com recursos visuais mais detalhados, fica mais simples explicar as condições médicas, tirar dúvidas e eliminar possíveis ruídos de comunicação.
A RA também é extremamente útil quando falamos em procedimentos intervencionistas, já que pode servir como um guia virtual projetado em tempo real.
Em cirurgias complexas, por exemplo, é possível visualizar estruturas internas do corpo de forma detalhada, reduzindo as chances de erro ou complicações.
Para além da interação médico-paciente, a realidade aumentada surge como ferramenta importante na colaboração interdisciplinar.
Seu uso permite que médicos, radiologistas e outros profissionais da saúde compartilhem e discutam imagens de exames, sobrepondo informações relevantes para discussão e tomada de decisões conjuntas.
Em 2023, mais de 30 milhões de atendimentos médicos foram feitos à distância, de acordo com a Federação Nacional de Saúde Suplementar.
Com a realidade virtual, essas consultas online poderiam se tornar ainda mais imersivas e confortáveis, transportando médico e paciente para um ambiente compartilhado de maneira remota.
E você, está pronto para incorporar a realidade aumentada e a realidade virtual no seu cotidiano profissional?