IA no Diagnóstico por Imagem: a revolução da radiologia
Eficiência, velocidade e alta precisão, a IA representa um avanço significativo na evolução da radiologia
Filmes de ficção científica, contos e histórias em quadrinhos, por muito tempo, a inteligência artificial frequentou apenas o imaginário popular. Porém, com o avanço das tecnologias, essa realidade saiu das telas e invadiu as nossas rotinas.
Você sabe qual segmento está sendo impactado por esse avanço? A radiologia! Confira o artigo na íntegra e descubra como a Inteligência Artificial revoluciona os Diagnósticos por Imagem.
Você sabe o que é Inteligência Artificial?
Apesar do assunto estar em voga, existem muitas dúvidas a respeito do funcionamento da Inteligência Artificial. Máquinas que aprendem. A IA é um conceito tecnológico que apresenta ferramentas, sistemas ou assistentes pessoais capazes de aprender de forma racional.
Familiarizados com a tecnologia, muitas vezes, pouco percebemos a sua presença, porém ela impacta diretamente a nossa rotina. Como, por exemplo: aspiradores de pó inteligentes, corretor ortográfico, atendimento por robôs em chat, recomendações de conteúdo no streaming e muito mais.
IA e Diagnóstico por Imagem
A radiologia não poderia ficar de fora desse avanço. A aplicação da IA no Diagnóstico por Imagem impulsiona a precisão dos resultados, facilita o fluxo de trabalho e abre as portas para a implementação de novas soluções inovadoras.
Com o uso de tecnologias de inteligência artificial, é possível automatizar e agilizar tarefas diárias, transformando grandes volumes de dados em insights focados no paciente, o que leva a diagnósticos e tratamentos mais precisos e eficazes.
Principais aplicações
A IA na radiologia tem se revelado uma ferramenta eficaz para aumentar a precisão dos diagnósticos, acelerar a análise de imagens e diminuir a ocorrência de erros humanos.
No entanto, quais são as suas principais aplicações?
Detecção precoce de doenças
A IA pode ser programada para reconhecer regiões com descobertas radiológicas significativas, como tumores, fraturas ou lesões, destacando anormalidades nas imagens dos exames.
Classificação e priorização de exames
A inteligência artificial também pode ser aplicada para categorizar imagens de exames. Por exemplo, a IA pode reconhecer e sinalizar exames que contenham achados significativos, permitindo que o radiologista ajuste sua lista de tarefas, priorizando aqueles com indicações de resultados relevantes ou críticos.
Detecção de lesões
A tecnologia de inteligência artificial pode ser capacitada para identificar regiões com achados radiológicos relevantes, como pequenas alterações que podem caracterizar tumores, fraturas ou lesões, realçando anormalidades nas imagens.
Acesso à saúde
A velocidade gerada pela Inteligência Artificial permite aumentar o números de exames de imagem, consequentemente permitindo um maior acesso a saúde de qualidade.
A Blue Health, através de soluções estratégicas para venda e locação de equipamentos médicos, nasceu com a missão de democratizar o acesso à saúde no Brasil e América Latina. O maior hub de soluções em saúde do país oferece suporte técnico, cobertura nacional e parceria com as principais marcas do mercado global.
Para mais conteúdos ricos, acesse as nossas redes sociais: https://www.instagram.com/grupobluehealth/