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5 dicas para melhorar resultados da sua clínica ou consultório

Com a concorrência sempre crescente, adotar estratégias eficazes é fundamental para otimizar os resultados da sua clínica ou consultório médico. Do aprimoramento da experiência do paciente ao investimento em tecnologia, trazemos cinco pontos importantes e que são capazes de ampliar o seu atendimento e retorno financeiro. 

Aprimore a experiência do paciente 

A qualidade do atendimento e a satisfação do paciente são essenciais quando falamos em fidelização, portanto, é relevante focar em oferecer uma jornada positiva. 

Invista no treinamento de equipe para uma recepção acolhedora e otimize processos para reduzir o tempo de espera, seja na recepção ou no recebimento de resultados de exames e retornos. 

Para isso, vale adotar sistemas informatizados, como prescrições e prontuários eletrônicos, agendamento online e lembrete de consultas.

Tenha uma boa gestão financeira

Outro ponto importantíssimo é monitorar de perto seus ganhos, despesas e fluxos de caixa, identificando possíveis problemas antecipadamente para tomar medidas corretivas. Dessa forma, você poderá investir de maneira mais assertiva em equipamentos, equipe e infraestrutura.

Diversifique serviços 

Oferecer serviços de qualidade interfere na percepção do paciente, além de permitir uma gestão mais eficiente de sua saúde — incluindo a realização de exames diagnósticos no próprio consultório ou clínica.

Hoje, aliás, não é mais preciso colocar em risco o seu fluxo de caixa para ter equipamentos como ultrassons e mamógrafos com tecnologia de ponta: você pode alugar máquinas de diagnóstico por imagem ou in vitro a um custo fixo mensal, com manutenção inclusa e troca sempre que julgar necessária a substituição por equipamentos mais modernos.

Solicite feedbacks 

Os pacientes podem trazer informações valiosas, como quais áreas ainda precisam ser aprimoradas, e o que consideram positivo no atendimento. 

Não hesite em pedir feedbacks após as consultas e adote o hábito de analisar essas informações para identificar padrões.

Um bom sistema é o Net Promoter Score (NPS), que pede que usuários avaliem em escalas de 0 a 10 diversos parâmetros, como atendimento, tempo de espera, atenção durante a consulta, etc. 

Atualize-se 

A área da saúde evolui de maneira constante e ágil, e você precisa estar por dentro desta evolução. Acompanhe tendências e aposte em cursos e congressos de aprimoramento para manter-se relevante e oferecer serviços de alta qualidade.