5 dicas para melhorar resultados da sua clínica ou consultório
Com a concorrência sempre crescente, adotar estratégias eficazes é fundamental para otimizar os resultados da sua clínica ou consultório médico. Do aprimoramento da experiência do paciente ao investimento em tecnologia, trazemos cinco pontos importantes e que são capazes de ampliar o seu atendimento e retorno financeiro.
A qualidade do atendimento e a satisfação do paciente são essenciais quando falamos em fidelização, portanto, é relevante focar em oferecer uma jornada positiva.
Invista no treinamento de equipe para uma recepção acolhedora e otimize processos para reduzir o tempo de espera, seja na recepção ou no recebimento de resultados de exames e retornos.
Para isso, vale adotar sistemas informatizados, como prescrições e prontuários eletrônicos, agendamento online e lembrete de consultas.
Outro ponto importantíssimo é monitorar de perto seus ganhos, despesas e fluxos de caixa, identificando possíveis problemas antecipadamente para tomar medidas corretivas. Dessa forma, você poderá investir de maneira mais assertiva em equipamentos, equipe e infraestrutura.
Oferecer serviços de qualidade interfere na percepção do paciente, além de permitir uma gestão mais eficiente de sua saúde — incluindo a realização de exames diagnósticos no próprio consultório ou clínica.
Hoje, aliás, não é mais preciso colocar em risco o seu fluxo de caixa para ter equipamentos como ultrassons e mamógrafos com tecnologia de ponta: você pode alugar máquinas de diagnóstico por imagem ou in vitro a um custo fixo mensal, com manutenção inclusa e troca sempre que julgar necessária a substituição por equipamentos mais modernos.
Os pacientes podem trazer informações valiosas, como quais áreas ainda precisam ser aprimoradas, e o que consideram positivo no atendimento.
Não hesite em pedir feedbacks após as consultas e adote o hábito de analisar essas informações para identificar padrões.
Um bom sistema é o Net Promoter Score (NPS), que pede que usuários avaliem em escalas de 0 a 10 diversos parâmetros, como atendimento, tempo de espera, atenção durante a consulta, etc.
A área da saúde evolui de maneira constante e ágil, e você precisa estar por dentro desta evolução. Acompanhe tendências e aposte em cursos e congressos de aprimoramento para manter-se relevante e oferecer serviços de alta qualidade.