Blog

5 consequências da falta de manutenção de equipamentos de diagnóstico

A falta de manutenção em equipamentos de diagnóstico tem consequências que vão além das perdas financeiras: deixar de realizar testes, calibrações e verificações pode colocar em risco a saúde de seus pacientes e colaboradores, e minar o sucesso da sua clínica. A seguir, você descobre os maiores riscos associados à falta de revisão periódica das máquinas. 

No Brasil, as regras para manutenção e controle de qualidade de equipamentos radiológicos são estabelecidas pela portaria 453 do Ministério da Saúde, que prevê a obrigatoriedade de manutenções preventivas, testes de constância e calibragens regulares. 

Excesso de radiação

Quando falamos em equipamentos de diagnóstico que utilizam a radiação ionizante, como o Raio X, o maior perigo da está na calibragem incorreta. 

Uma máquina não calibrada pode liberar radiação em excesso para paciente e operador, seja pelo aumento ou pela redução excessiva no nível de potência. 

Em curto prazo, essa exposição pode resultar em náuseas, fraqueza, perda de cabelo e até queimaduras. A médio, mutações genéticas e câncer de pele. 

Resultados imprecisos 

A falta de manutenção regular  também pode levar a resultados de exames imprecisos ou, pior, incorretos, que vão impedir a escolha do tratamento adequado e, consequentemente, atuar na piora da saúde do paciente. 

Segurança da clínica e paciente 

Equipamentos sem manutenção e atenção aos diversos componentes que o compõem também podem representar um risco de segurança, favorecendo vazamentos de substâncias, choques elétricos e até incêndios.

Falhas e paradas 

A má conservação é a principal causa de falhas e paradas inesperadas em equipamentos de diagnóstico, prejudicando o atendimento de seus pacientes e o fluxo de trabalho. Nestes casos, também pode ser necessário ter gastos extras para substituir peças e fazer reparos inesperados. 

Redução da vida útil do equipamento 

Outra consequência comum da falta de manutenção é a redução da vida útil do seu equipamento. As peças acabam desgastando mais rapidamente, gerando custos adicionais e necessidade de substituição prematura. 

A boa notícia? Você não precisa passar por nada disso! Ao locar seus equipamentos de diagnóstico por imagem com a Blue Health, todas as manutenções estão inclusas no contrato, sem gastos extras. 

Você também pode contratar serviços de manutenção para os equipamentos que já possui em sua clínica.